Páginas

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

TRABALHO DOS ALUNOS DO 3ºB REFERENTE A SEMANA DA ÁRVORE 2013

Arborização em relação à água e ao solo
Alunas: Alcimara, Aline, Cintya e Maristela
3º B
Objetivo: Conhecer e identificar os diferentes tipos de solo.
Justificativa: Mostrar a importância do florestamento, assim valorizando o dia da Árvore.
Foram usadas garrafas pets, para mostrar os diferentes tipos de solo: um de terra, outro de pedras e outro com grama. Funcionava como se fosse um funil, quando foi jogada água nos solos, mostrou a diferença entre eles. Em um solo onde há vegetação a água absorvida é totalmente limpa em relação aos outros, sem contar com muitas outras importâncias tais como: A cobertura vegetal protege a parte superficial do solo do impacto direto das gotas de chuva, a vegetação atua na melhor distribuição da água pela superfície.



terça-feira, 24 de setembro de 2013

TRABALHO DOS ALUNOS 3ºA REFERENTE A SEMANA DA ÁRVORE

Professor: Edivaldo
Disciplina: Biologia
Alunos: Bruno Henrique nº06, Jennifer Pereira nº23, Karine Gomes nº26.
Projeto de Biologia
   Este trabalho foi elaborado pelos alunos 3º A para trazer incentivos para a população, ao invés de desmatar devemos plantar para contribuir com a melhoria do nosso planeta. Foi utilizado exatamente 3 dias para que ele ficasse pronto. Desde o inicio do projeto, ele foi estrategicamente planejado por todos os integrantes do grupo e instruído pelo professor Edivaldo.
   1º dia: Os integrantes do grupo se reuniram para decidir o que seria feito, e quais os benefícios que traria o projeto. Então decidimos levar para a apresentação várias mudas de plantas que despertasse a curiosidade dos alunos, e ao mesmo tempo fizessem com que eles tivessem vontade de contribuir e plantar.
   2º dia: Começamos colocar tudo em prática, combinamos que cada um deveria trazer mudas com nomes que realmente chamasse atenção do publico. Cada um por si só, começou a plantar as suas mudas para que ela já fosse florescendo até o dia da apresentação. Com varias idéias que fomos criando durante o projeto, queríamos que todas as pessoas que fosse assistir a nossa apresentação pensasse que realmente teria que ajudar de alguma forma, então tivemos a idéia que quando concluísse as apresentações sortiaríamos as mudas de plantas para poder incentivar.
   3º dia: Dia de apresentação do nosso projeto, arrumamos tudo para chamar atenção do nosso público varios materias decorativos foram usados. Levamos mudas de arvores frutiferas, que além das mudas mostramos também os beneficios que os mesmos trás para saúde,e além de ser facil de plantar pode trazer os beneficios de frutos saudaveis para consumo.







   Limão Taíti: Suas propriedades medicinais são tantas que é difícil enumerá-las. Além de  fonte poderosa de vitamina C, aos limões são atribuídos vários poderes curativos, entre os quais o de atuar como antibiótico natural e como regulador das taxas de colesterol do organismo. Contém ainda uma substância chamada “limonemo” que combate os radicais livres, ajuda na manutenção do colágeno, da hemoglobina e atua como antisséptico. Seu consumo regular é de grande importância para a preservação da saúde e para promover a longevidade. 



Laranja Lima:  O sumo de laranja lima elimina a caspa esfregando no couro cabeludo.É doce e refrescante.Em medicina, usa-se para curar o escorbuto, e, misturada com água, baixa a febre.Misturando o sumo de lima com óleo de coco ou de amêndoas, aplica-se externamente contra inflamações especialmente do fígado. Tem
virtudes digestivas; com a casca faz-se um chá que elimina cólicas e indigestões.



Bonsay de pitanga: Como não existem documentos que comprovem como e quando exatamente surgiu o bonsai, há muitas histórias diferentes que descrevem a origem. No entanto, é possível citar pontos em comum entre elas. Segundo as diversas versões, os primeiros bonsai foram cultivados na china há milhares de anos atrás. A história mais aceita entre os cultivadores do mundo todo, é a de que há milhares de anos, na China, os homens mais ricos e cultos saiam das cidades, buscando maior contato com a natureza. O intuito era seguir para as montanhas e lá contemplar todos os fenômenos naturais, tudo isso visando atingir a harmonia e a tranquilidade do espírito


segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Trabalho sobre irrigação artificial desenvolvido pelos alunos do 3º ano médio matutino 2013.

Irrigação Artificial



Giovane Souza
Renan Schardong
Renê Schardong
Pedro Henrique
Vinícius Morel
Vinicius Peixoto
Gabriel Vitor
Adriane Winck
Lorena Benites
Edi Carlos


                                   
Relatório para avaliação de nota do terceiro bimestre do 3º ano do ensino médio da Escola José Barbosa Rodrigues. Professor Orientador: Edvaldo   Conteúdo: Meio ambiente                                   
 
Irrigação Artificial


Introdução
Este projeto de irrigação automatizado proporciona a boa utilização da agua evitando o desperdício, utilizando materiais simples, mas com grande resultado. A irrigação automática pode ser aplicada em jardins e gramados, campos de futebol, campos de golfe, na agricultura, áreas frutíferas e áreas publicas. Os materiais que serão utilizados são: Arduino uno r3, Válvula Solenoide e Relé.
  
Micro controlador Arduino


  O projeto Arduino1 teve início na cidade de Ivrea, Itália, em 2005, objetivando a efetivação de projetos de estudantes menos onerosa. Os fundadores do projeto, Massimo Banzi e David Cuartielles denominaram “Arduino” em homenagem a Arduin de Ivrea um antepassado histórico da cidade de Ivrea. Arduino é um kit de desenvolvimento open-source [ver apêndice C.18] baseado em uma placa de circuito impresso dotada de vários recursos de interfaceamento (pinagem de entrada e saída) e um microcontrolador  Atmel AVR. É um projeto descendente da plataforma Wiring que foi concebida com o objetivo de tornar o uso de circuitos eletrônicos mais acessíveis em projetos multidisciplinares. Linguagem usada para programação do Arduino é baseada na linguagem Wiring (sintaxe +bibliotecas), e muito similar a C++ com pequenas modificações.


Válvula Solenoide

 A válvula solenoide é um equipamento que tem muitas utilidades, em diversas áreas. Ela é formada por duas partes principais, que são: corpo e a bobina solenoide. A válvula solenoide possui uma bobina que é formada por um fio enrolado através de um cilindro. Quando uma corrente elétrica passa por este fio, ela gera uma força no centro da bobina solenoide, fazendo com que o êmbolo da válvula seja acionado, criando assim o sistema de abertura e fechamento. Outra parte que compõe a válvula é o corpo. Este, por sua vez, possui um dispositivo que permite a passagem de um fluido ou não, quando sua haste  é acionada pela força da bobina. Esta força é que faz o pino ser puxado para o centro da bobina, permitindo a passagem do fluido.


Relé

  Tendo o surgimento em torno do século XIX o Relê é um dispositivo eletromecânico, formado por um magneto móvel, que se desloca unindo dois contatos metálicos. Os Relês são considerados grandes membros, e até mesmo uma espécie de antepassados dos transistores, onde eram considerados que suas aplicações eram muito limitadas, caras e lentas (ex: o relê demora mais de milésimo de segundo para fechar um circuito). Mesmo tendo estas desvantagens ainda encontramos alguns dispositivos que utilizam os relês. Podemos considerar o funcionamento dos Relés bem simples, eles trabalham da seguinte forma: quando uma corrente circula pela bobina, esta cria um campo magnético que atrai um ou uma série de contatos fechando ou abrindo circuitos. Ao cessar a corrente da bobina o campo magnético também cessa, fazendo com que os contatos voltem para a posição original. Os relés podem ter diversas configurações quanto aos seus contatos: podem ter contatos NA, NF ou ambos, neste caso com um contato comum ou central (C). Os contatos NA (normalmente aberto) são os que estão abertos enquanto a bobina não está energizada e que fecham, quando a bobina recebe corrente. Os NF (normalmente fechado) abrem-se quando a bobina recebe corrente, ao contrário dos NA. O contato central ou C é o comum, ou seja, quando o contato NA fecha é com o C que se estabelece a condução e o contrário com o NF.



Objetivos

  O principal objetivo deste projeto é auxiliar o meio ambiente evitando o desperdício de agua, fazer a irrigação do jardim da área escolar e mostrar aos alunos que é possível unir tecnologia com o meio ambiente.

Bibliografia

www. arduino . cc



quinta-feira, 19 de setembro de 2013

TRABALHO DOS ALUNOS DO 3ºA MATUTINO REFERENTE A SEMANA DA ÁRVORE


















TRABALHO DE BIOLOGIA DOS ALUNOS DO 3ºB - SEMANA DA ÁRVORE

Projeto de biologia
O projeto de plantar uma árvore, desenvolvido pelas alunas Alessandra Soares, Esther Naara, Karina Colman, Regina Menezes e Tainara Bueno, regido pelo professor Edivaldo, na disciplina de biologia na escola José Barbosa Rodrigues tem como intuito relembrar nossa responsabilidade ambiental.
No dia 21 de setembro comemora-se o dia da árvore. Essa data foi escolhida em razão da chegada da primavera. Mas antes da escolha dessa data, acontecia no país, na última semana de março, a festa Anual das Árvores, instituída pelo presidente Castelo Branco, em 1965.
Mais adiante, a árvore ganhou um dia especial em virtude de sua importância para a vida humana e também com a chegada da primavera, onde ganham nova vida e abrem lindas flores que dão origem a novas árvores.
Plantar uma árvore é muito importante para a nossa vida, pois são elas que nos dão o oxigênio, servem para manter a terra em equilíbrio e pesquisadores descobriram que a passagem de ar sobre extensas florestas produz, no mínimo, duas vezes mais chuvas que sobre aquelas de pouca vegetação.
As atividades de reflorestamento promovem o sequestro de CO2 da atmosfera, diminuindo assim a concentração deste gás e consequentemente, desempenhando um importante papel no combate à intensificação do efeito estufa. A remoção do gás carbônico da atmosfera é realizada graças à fotossíntese, permitindo a fixação do carbono na biomassa da vegetação e nos solos. O reflorestamento é de grande importância no combate às mudanças climáticas. No aumento dos recursos hídricos, na redução dos prejuízos na agricultura relacionados com enchentes, no aumento do estoque sustentável de madeira legal, sequestro de CO2 e redução do efeito estufa.
Plantar uma árvore é garantir mais saúde para nós e também para as gerações futuras, pois elas são a base de toda vida humana.





“É triste pensar que a natureza fala e que o género humano não a ouve”.
Victor Hugo